segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Contribuição do Setor Turismo Para Formação da Renda Nacional

Contribuição do Setor Turismo Para a Formação da Renda Nacional

Para se entender a formação da Renda Nacional é necessário entender com se forma o produto. O produto nacional corresponde ao valor monetário dos bens e serviços finais produzidos por uma economia em determinado período de tempo. Pode-se extrapolar esse conceito para o turismo. Neste caso a renda ou o produto turístico decorre do total de tudo que foi produzido e vendido no segmento turístico em determinado período de tempo.

Essa produção e venda estão subordinadas à capacidade produtiva do setor, ou seja, ao tamanho do setor turístico no Brasil e o grau de utilização dessa capacidade. Assim o nível de renda/produto irá depender dessas duas variáveis.

A capacidade produtiva determina o produto potencial do setor, ou seja, o máximo que o setor pode produzir. Mas, esse máximo vai depender do estoque de fatores de produção (hotéis, posadas, restaurantes, meios de transportes, etc), como também do nível ou da modernidade dessa estrutura.

No setor turístico merece ser destacado, fase seu nível de integração com o resto da economia, que, além dos investimentos em equipamentos diretamente voltados ao setor, haja investimentos infra-estruturais, privilegiando, especialmente, as localidades que apresentem potencialidades turísticas, investimentos de apoio à cultura, ao esporte, em saúde pública, em fim, em toda atividade que faz interface com o turismo.

Portanto, o crescimento do produto/renda do setor turístico dependerá entre outros fatores de:

  • do número e modernidade dos equipamentos turísticos;
  • do número e treinamento da mão- de- obra diretamente ligada ao setor;
  • da qualidade da infra-estrutura de apoio;
  • das atrações turísticas existentes;
  • divulgação.
Uma função de produção de produção do setor turístico deve envolver os estoques de todas essas variáveis. Para se afirmar que o setor está sobre sua função de produção, é necessário que todas as variáveis que matem um relação de funcionalidade com o setor estejam sendo plenamente utilizadas. Neste ponto pode se afirmar que o setor estar em sua capacidade máxima de produção, sendo impossível aumentar o nível de produção sem sacrifício da qualidade. Qualquer aumento a partir desse ponto só pode ser conseguido elevando o nível de investimento no setor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário